segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

It's a boy!

MENINOS

Hoje colocarei aqui algumas informações que li em um site sobre o livro Criando Meninos.
Quando descobri que meu bebê era um menino fiquei um pouco apreensiva me perguntando se conseguiria ser uma boa mãe de um menino, o que eu deveria fazer e não fazer, como educá-lo para ser um bom homem e etc.
Sei lá, a gente pensa que educar uma menina é muito mais fácil, enquanto que um menino nunca tinha parado para pensar.
A gente fica querendo fazer tudo certo desde o início, né? Ser a mãe perfeita. Sei que isso é impossível mas tentarei criar direitinho meu Miguel para que ele seja feliz e faça outros felizes. Acho que tenho boas chances de conseguir!
O livro trata da seguinte idéia: ter um filho homem traz à tona os seus sentimentos sobre os homens em geral. A história masculina da mãe (relacionamento com o pai, os irmãos e o marido) determina sua atitude para com o bebê. Devemos tomar cuidado para não descarregar nossos preconceitos sobre um ser tão inocente. Para ilustrar:
História de uma mãe

"Assim que meu filho começou a crescer, fui bastante rigorosa na exigência de que colaborasse de algum modo nas tarefas da casa. Aos 6 anos ele já alimentava o cachorro, fazia a própria cama e enxugava a louça. Aos 9, colocava a roupa na máquina, lavava o banheiro e preparava refeições simples. Eu estava decidida a não produzir um sujeito tão preguiçoso como meu pai tinha sido. Fui criada em uma família em que todos tinha que servir ao papai, e eu odiava aquela idéia.
Meus filhos iam aprender a se arranjar sozinhos! Minha segunda criança foi uma menina e, quando ela já estava com 6 anos, reparei que eu não me preocupava tanto com que ela cumprisse as tarefas. Ensinei a ela, mas não ficava atrás insistindo em que fizesse as coisas. Cheguei à conclusão de que não gostava de fazê-la trabalhar.
Quando éramos crianças trabalhávamos duro na mercearia dos nossos pais e de noite, quando chegávamos em casa, trabalhávamos até as pernas doerem. Eu sempre me ressenti de ser obrigada a trabalhar. Depois que enxerguei isso, ficou mais fácil adotar uma atitude equilibrada.
Agora, meu filhos ajudam em casa mas têm tempo para descansar e brincar".

Uma coisa que eu não sabia era que os bebês meninos nascem com tanta testosterona no sangue quanto um garoto de 12 anos e todo esse hormônio é necessário para estimular o corpo a desenvolver as qualidades masculinas a tempo para o nascimento. Depois de alguns meses o nível de testosterona se reduz a 1/5 pelos primeiros anos e nesse período meninos e meninas têm comportamentos parecidos.
Aos 4 anos os níveis do hormônio dobram e o menino se interessa mais por brincadeiras movimentadas com o pai, como jogar bola; o pai costuma ficar satisfeito pois passa a interagir de maneiras que eram impossíveis quando o menino era um bebê indefeso.
Brincadeiras dos pais
Existe um comportamento comum a todos os pais, irmãos mais velhos, tios, avôs que é brincar de lutar com garotos pequenos. As mães tentam acalmar as brincadeiras enquanto os pais gostam de agitar cada vez mais. O que se descobriu foi que brincar assim é uma lição essencial para os seres humanos do sexo masculino. Eles aprendem como se divertir, fazer barulho, se zangar e a saber quando parar.
Para um homem que convive com a testosterona é vital que ele aprenda a se conduzir. No casamento, às vezes, é preciso que os parceiros fiquem cara a cara, gritando a plenos pulmões para expor e esclarecer as diferenças acumuladas; é a hora da verdade. Ambos precisam ter certeza de que ele não vai bater nela. O homem de verdade começa a aprender isso, em parte, brincando de lutar no chão da sala com o pai.
O pai deve conduzir a luta de modo a perceber quando o filho fica zangado de verdade parando tudo e estabelecendo regras de nada de chutes, socos ou cotoveladas. Nesta hora o pai pergunta se o filho consegue e recomeça a luta. O menino está aprendendo a lição mais importante da vida: o autocontrole.
Na vida adulta, o homem é mais forte que a mulher e precisa saber se controlar, principalmente quando zangado, cansado e frustrado.
Ficou muito grande, né? Depois escrevo mais.
Beijos.

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Feliz Natal!

Um Feliz Natal meu e do Miguel para todas!! ;-)

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Terminei!

Até que enfim terminei o lençolzinho do berço do Miguel.
Sou um pouco lenta pra bordar, mas saiu!
Adorei o resultado.
O que acharam?




sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

24 semaninhas


"O feto pesa mais de 600 gramas. Ele é bem magrinho e a pele é fina e frágil, mas as proporções do corpo já se aproximam das de um recém-nascido. O cérebro está crescendo rápido, e o espaço dentro do útero começa a ser totalmente preenchido. Da cabeça até o calcanhar, seu bebê mede cerca de 30 centímetros. Se por acaso você entrar em trabalho de parto nesta fase, os médicos farão de tudo para contê-lo, para que seu bebê tenha mais tempo de continuar a amadurecer."

Miguel está crescendo saudavelmente em minha barriga. Graças a Deus!

Está tudo ótimo conosco!!

Bom final de semana a todas!

domingo, 14 de dezembro de 2008

Preparando o enxoval...


Estou preparando o enxoval do pequeno Miguel.
Aí está a fronha que bordei de ontem para hoje...
Agora vou bordar o lençol do berço.
Achei uma graça esse ursinho panda.
Combina com a decoração que estou preparando para o quartinho dele... a Arca de Noé!



Um bom domingo a todas!!!!

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Fiz a ultra morfológica!


Avisando a todas as amigas...
que, como eu, estavam ansiosas pela confirmação do sexo do bebê...
aí vai...
e

eis que é um


MENINO!



Miguel está a caminho... :)