sexta-feira, 8 de agosto de 2008

G R Á V I D A

Bom dia amigas...
estou um pouco ausente do meu bloguinho, não é!?
Pois bem, hoje vou lhes dar a explicação:
...
estou...
G R Á V I D A !
...
aêêêêêêêêêêêê!
...

É isso mesmo! Quem me conhece um pouco mais sabe que eu já estava tentando engravidar a um certo tempo e nessa semana, após a confirmação do exame BETA, estou com cerca de 3 semanas.
Feliz demais!
Deus é fiel e conhece nossos corações!
Agora, mãos a obra para fazer muitas coisas cutis de crochet.
hehehehehehehe!
Bjo e bom final de semana a todas!

Gravidez - Semana a Semana

São necessárias 40 semanas desde o momento em que o espermatozóide fecunda o óvulo até que o bebê nasça.

Durante a relação sexual, milhões de espermatozóides penetram através da vagina da mulher e sobem a uma velocidade estrondosa ao útero até chegar à Trompas.

Se esta mulher estiver em seu período fértil (dias anteriores ou posteriores à ovulação), um deles pode encontrar-se com um óvulo e fecudá-lo. Uma vez alcançado seu núcleo, onde se localiza suas informações genéticas, as 2 células fundem-se, trocam cromossomas e geram a 1ª célula do bebê a partir da qual formarão todas as demais.

Enquanto o ovo desce até o útero, acontecem sucessivas divisões desta célula. Primeiro, dividem-se em 2, que por sua vez se dividem em 4 e depois em 8, depois em 16 e assim sucessivamente. Tudo isto em aproximadamente 4 dias após a fecundação.

O ovo continua a dividir-se, e as células agrupam-se em forma de amora. Pouco depois, as células concentram-se em dois grupos: as externas, responsáveis pela futura placenta, e as internas - blastocito - que darão lugar ao embrião.

Então começam a formar-se também as membranas externa e interna, que constituem a "bolsa" onde o embrião habitará, e dentro dela, o líquido amniótico. A gravidez propriamente dita inicia-se quando o embrião consegue implantar-se no endométrio; no entanto, a mulher ainda não sabe que está à espera de um filho.

A partir desse momento, a comunicação materno-fetal produz-se através da placenta, que se une ao embrião por meio daquilo que será o cordão umbilical: uma espécie de correia transportadora de nutrientes e de oxigénio para o bebê, que também devolve ao organismo materno o dióxido de carbono e os produtos recusados pelo metabolismo fetal.

Uma gravidez tem a duração de 40 semanas contadas a partir da data da última menstruação da mulher. Ou seja, 38 semanas após a fecundação (que acontece duas semanas depois da menstruação, quando a mulher tem a ovulação).

Se falarmos, por exemplo, da semana 12, referimo-nos a 12 semanas contadas desde a última menstruação, embora o embrião tenha apenas 10 semanas de vida.

O que acontece no primeiro trimestre da Gravidez

Durante esta etapa produz-se a organogénese completa (formam-se o corpo, os membros, a cabeça e todos os órgãos internos). Por isso, é muito importante que neste período a mamãe não tome medicamentos nem se exponha a outros factores de risco.

10 dias depois da fecundação

O embrião mede apenas um milímetro e já está totalmente implantado no endométrio.

10 comentários:

giovanna disse...

OLA AMIGA, E A PRIMEIRA VEZ QUE VISITO VC, ADOREI O SEU CANTINHO E FICO SUPER FELIZ COM A SUA GRAVIDEZ E UMA BENCAO DE DEUS VC SER ESCOLIDA PARA SER MAMAE.VIVA INTENSAMENTE CADA MOMENTO POIS ELES SAO UNICOS.COM CARINHO MANDO UM BEIJAO PARA VC E ESSE ANJINHO QUE JA ESTA DANDO MUITAS ALEGRIAS

Ana Paula disse...

Oi, linda!
Paz do Senhor!
E meus parabéns pela novidade! Filhos são herança de Deus! Vc me perguntou se eu tinha receita da calcinha, mas infelizmente não tenho... Deus te ilumine a cada dia!
Beijo em seu coração!

Nélia Botelho disse...

Olá Netty!
Agora percebi para quem eram os sapatinhos!!!!!!!!!
PARABÉNS!!!!!pela grande notícia!
As maiores felicidades!
bjs
Nélia

Rose Oliveira disse...

Olá Netty!
Parabéns querida, filhos são uma benção em nossas vidas, que Deus lhe abençoe sempre.
Beijos.

nice disse...

P a r a b e n s ................
Olá amiga, que novidade maravilhosa.
Que Deus te abençoe e lhe traga toda felicidade deste mundo.
Aprecie cada momento, pois são mágicos, e converse muito com sua barriguinha, assim o nene vai te conhecendo e lhe retribui com uns pequenos chutinhos,rsrs.
Um grande abraço

Nice

SONIA disse...

Parabéns!!!
Deus te abençoe.
Beijos.

lindinha disse...

OIEEEEEEEE

AMIGA KRIDA FIQUEI FELIZ COM A NOTICIA!!!
PARABENS!!
TUDO DE BOM PRA VOCE E PRO BEBEZAO QUE VIRA
UMA ÓTIMA SEMANA KRIDA
SUPER BJOO
:)

nice disse...

E a barriguinha como é que tá.....
Passadinha rápida para desejar òtimo final de semana....

Mil abraços

Nice

Juliana disse...

Parabéns Netty. Felicidades. Conversei uma vez com vc via msn e lembrei que vc queria muito um bb e olha que coisa mais gratificante né? Deus está te abençoando e desejo que este BB venha com muita saúde. Vou vir visitar sempre pra saber da novidades do barrigão...Bjos e fica com Deus

Márcia Chaves disse...

Amiga..........
êeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee!!!!!
Iupppiiiiiiiii!!!!!!
Parabéns, nossa k felicidade, miga....
Vc sabe k tbm fico feliz, muito feliz por vc, né!!!!!
Desejo a vc uma gestação saudável, feliz eu tenho certeza k vai ser...
tô muito contente miga, feliz por demais, kando vi o nome gravidez, mm antes de ler, pensei: conseguiu!!!! Iupiii!!!!
E vc já tem o nome em mente????
Kero ficar por dentro dos mínimos detalhes viu...
Já ia até eskecendo, passe no meu blog tenho um miminho para vc!!!!
Eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee, parabéns mamãe!!!!
Bjs....