sexta-feira, 7 de setembro de 2007

FERIADÃO - 7 de Setembro




No dia 7 de setembro de 1822, Dom Pedro proclamou a independência do Brasil! Mas um fato importante como esse não acontece do dia para a noite. O legal é saber como nos tornamos independentes de Portugal e, para isso, temos que saber o que aconteceu antes da Proclamação da Independência. Vamos lá?


Brasil, colônia de Portugal


Quando o Brasil era colônia de Portugal, não podia fazer nada por conta própria. Todas as decisões importantes eram tomadas pelos portugueses, e uma das coisas que mais irritava o povo brasileiro era uma espécie de trato que existia entre a colônia (Brasil) e a metrópole (Portugal), que se chamava Pacto Colonial. Nesse "trato", o Brasil tinha que enviar suas riquezas naturais para Portugal, onde essa matéria-prima era transformada em produtos que, depois, eram comercializados com o Brasil. O grande problema era que Portugal proibia o Brasil de produzir suas próprias mercadorias e de comprar produtos de outros países, ele só podia comprar de Portugal. Isso realmente devia deixar as pessoas muito zangadas, já pensou? É como se eu tivesse que dar todos os ingredientes para o sorveteiro do meu bairro e, depois, fosse obrigado a comprar o sorvete dele, mesmo que a sorveteria do bairro vizinho tivesse um sorvete muito melhor e mais barato! Isso seria muito injusto! Além do Pacto Colonial, Portugal ainda cobrava altos impostos do Brasil, e essa cobrança começou depois que descobriram minas de ouro em nossas terras. Por causa disso tudo, muitas revoltas aconteciam em diversas regiões do país.


E a Família Real veio para o Brasil...


Um dia, em 1808, a França invadiu Portugal e a Família Real teve que fugir para o Brasil. Esse foi um fato importante para a nossa independência, pois, a partir daí, os portos do Brasil foram autorizados a fazer comércio com outros países e não mais só com Portugal. Além disso, nessa época, o rei português Dom João VI criou o Jardim Botânico, a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro e a imprensa Régia, o que fortaleceu a idéia de valorizar nossa cultura. Em 1815, o Brasil deixou de ser apenas uma colônia, apesar de ainda estar sob o domínio de Portugal, quando Dom João VI criou o Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. Esses foram alguns passos em direção à independência!


E a Família Real voltou para Portugal...


Durante todo o tempo que a Corte portuguesa ficou na Brasil, muitas revoltas antiportuguesas (contra Portugal) aconteceram, e uma das mais importantes foi a Revolução Pernambucana, pois os brasileiros queriam tanto a independência que chegaram até a escrever a primeira Constituição (conjunto de leis) brasileira. O povo estava muito infeliz com o domínio português! Em 1820, a Família Real teve que voltar para Portugal, mas Dom João VI deixou seu filho, Dom Pedro, no Brasil para governar o nosso país. A partir daí, os governos de Portugal e Brasil não conseguiram mais se entender.


Finalmente... o grito do Ipiranga!


No dia 7 de setembro de 1822, Dom Pedro recebeu novas ordens, vindas do rei, de voltar para Portugal imediatamente. É claro que ele não gostou nada dessa história, pois ele queria ficar no Brasil. Ele teve uma decisão muito difícil para tomar: ir e perder o governo do Brasil ou ficar e desobedecer às ordens de Portugal. Nós já sabemos que ele escolheu a segunda opção, e a história oficial conta que, na tarde de 7 de setembro, às margens do Rio Ipiranga, Dom Pedro ergueu sua espada e gritou: "Independência ou morte!". Assim, o Brasil não pertencia mais a Portugal e passou a ter suas próprias leis. Dom Pedro foi coroado imperador com o título de Dom Pedro I.
Portugal não aceitou facilmente a independência do Brasil, e muitas lutas ocorreram em vários lugares do país. Somente em 1825 é que o governo português reconheceu nossa independência, mas, para isso, o Brasil teve que pagar a Portugal 2 milhões de libras esterlinas (na época isso era muito dinheiro). Dom Pedro I governou o nosso país de 1822 até 1831, e foi durante seu governo que a primeira Constituição foi promulgada.
Bom, agora você já conhece um pouco mais a história da independência do Brasil e sabe também que as mudanças não ocorrem de uma hora pra outra. Para o nosso país se libertar do domínio de Portugal, foram muitos anos de luta e, embora o Brasil ainda não seja um país livre de injustiças, temos que comemorar todas as conquistas que já fizemos!


4 comentários:

Anônimo disse...

oi!
venho convidar você a visitar o meu cantinho!espero sua visita!
bjs
rute, nova biju

Samanta disse...

Oi..Obrigada pela visita novamente.
Vou te passar mais ou menos o ponto usado para fazer a capinha do celular. Uma tira de correntinhas, aí na segunda carreira faz três pontos altos na mesma corrente fechados juntos, uma corrente, mais um bloco de pontos altos fechados juntos, uma corrente...e assim por diante até acabar a carreira.
Na terceira carreira onde tem uma corrente faz o bloco de pontos altos e onde tem os ponto altos faz uma corrente, ou seja intercalando com a parte de baixo.
Beijo,

Loja Artes da Mokinhas disse...

Sim claro k podes participar, só perciso do teu nome para adicionar la ;)
Bjs

Li de Liége disse...

Oi querida é claro que sim...
Me manda teu endereço, mas não esqueçe de colocar a chamada no teu blog... ok? bjussss
li de liége